Início Noticias Resposta a “Radicalização da esquerda “pode ser um novo AI-5”, diz Eduardo...

Resposta a “Radicalização da esquerda “pode ser um novo AI-5”, diz Eduardo Bolsonaro

8
0

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)  em entrevista a jornalista Leda Nagle, disse que um novo AI-5 poderia ser instaurado para conter o ‘radicalismo da esquerda’.

 

O que foi o AI-5?

o Ato Institucional nº 5 foi baixado em 13 de dezembro de 1968 pelo segundo presidente militar, o general Costa e Silva. Ficou em vigor até 13 de outubro de 1978, pelo governo de Ernesto Geisel. No dia em que o AI-5 entrou em vigor, deputados federais foram cassados, o congresso foi fechado por tempo indeterminado, e só foi reaberto em outubro de 1969. Como consequencias, do AI-5, o presidente da republica recebeu autoridade para fechar o congresso e as Assembleias legislativas, recebeu permissões sob o pretexto de “segurança nacional”,  de intervir em estados e municípios, suspendendo a autoridade local, e nomeando interventores federais.

Em seguida houve as censuras a musica, cinema, teatro, televisão e imprensa, além de outros meios de comunicação. Foram decretadas como ilegais reuniões politicas não autorizadas pela policia, e toques de recolher pelo país. Também ouve suspensão de direitos políticos.