Início Noticias Mais de 30 locais na Bahia estão com abastecimento interrompido

Mais de 30 locais na Bahia estão com abastecimento interrompido

253
0
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou nesta terça-feira, 28, que mais de 30 localidades estão com abastecimento de água interrompido na Bahia. Ao todo, são 34 pontos afetados por conta das chuvas registradas nas últimas semanas. 
“É uma situação muito atípica. Neste momento, deslocamos equipes de toda a área de atuação da Embasa para dar apoio aos municípios afetados pelas chuvas […] Estamos com a empresa totalmente mobilizada. Vários sistemas já foram retomados e nossa expectativa é que a grande maioria possa ser normalizada nos próximos dias, à exceção de alguns casos mais críticos, que demandam um tempo maior”, disse o diretor de Operação do Interior da Embasa, José Ubiratan Cardoso Matos.
De acordo com Embasa, além das interrupções, ainda existem 35 localidades cujo abastecimento está sendo retomado gradativamente, além de outras nove que tiveram a sua vazão reduzida (confira a situação de cada cidade em anexo abaixo).
A empresa de abastecimento ainda relatou que a força das correntezas foram responsáveis por destruir e obstruir equipamentos responsáveis por captar e levar águas às residências. Além disso, desabamento de encostas também causaram rompimento de tubulações.
Enquanto o fornecimento não é retomado, a Embasa tem buscado oferecer abastecimento alternativo por carro-pipa, sempre que possível. Até a manhã desta terça, 19 carros-pipa já tinham sido mobilizados, trazidos de diversas regiões do estado, e a previsão é que esse número chegue a 30 nos próximos dias.
 

Confira a situação de cada cidade
18,97 –
XLSX

Confira a situação de cada cidade
18,97
XLSX

 Regiões
Da extensa área do interior baiano afetada, destaca-se a região do Vale do Jiquiriçá, onde os municípios de Jiquiriçá e Mutuípe, por exemplo, tiveram grandes trechos de adutoras danificados, em pontos de difícil acesso devido ao alagamento. Outra região intensamente afetada foi o sul baiano, próximo ao município de Itabuna. O sistema integrado que atende Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves e outras localidades está sem condições de operar devido ao rompimento de adutoras e as equipes estão buscando reparar esses equipamentos no menor prazo possível.