A Tarde Autos acelerou o modelo produzido na unidade industrial da Jeep, localizada em Goiana (PE), para entender melhor que atributos do Compass geram desejo de compra e fidelidade dos clientes. Mesmo com o bom desempenho comercial, a Jeep resolveu fazer mudanças no Compass, que foi atualizado no primeiro semestre deste ano, com mudanças na motorização, no design e no pacote tecnológico. Isso porque o líder ganhou dois novos concorrentes de peso: o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos, que chegaram com vontade de morder a maça do segmento e tirar vendas do Compass.
O modelo avaliado por A Tarde Autos foi o Novo Compass Série S 2022, a versão top de linha, que não tem equipamentos opcionais: traz de série os itens das nove versões, ao preço sugerido de R$ 204.990,00. O carro entrega estabilidade e é bom nas retomadas e manobras. O bom desempenho é garantido pelo novo motor turbo flex T270, integrado ao câmbio automático de seis velocidades, com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, o propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro. Médias urbanas de 10,3 km/l (gasolina) e 7,1 km/l (etanol), enquanto no uso rodoviário faz 11,9 km/l e 8,6 km/l, respectivamente.
Na Série S, rodas de 19 polegadas na cor grafite
| Foto: Divulgação
A série especial impressiona à primeira vista: as mudanças sutis no design do novo Compass imprimiram um toque a mais de sofisticação e beleza. Os faróis e as lanternas ganharam iluminação Full LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia. O conjunto óptico é elegante e garante maior segurança e visibilidade para dirigir à noite, além de maior vida útil do conjunto. Na parte da frente, nova grade e novo pára-choque. Na Série S as rodas são de 19 polegadas na cor grafite, combinando com o teto preto. Destaque para o teto solar elétrico e panorâmico, com forro do teto em preto.
O interior do Compass S é muito bem resolvido e o motorista se sente abraçado. O novo quadro de instrumentos full digital de 10.25” melhora muito a experiência de condução. O novo volante em couro é macio e tem muitas funcionalidades. O novo console central está mais alto e ganhou novos porta-objetos. Na Série S, o cliente pode escolher entre três opções de cores para acabamento interno: preto, marrom Arizona e a nova cinza steel gray.
Com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões (exceto na Sport), a nova central multimídia apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio. Conta ainda com a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na versão topo de gama conta com localizador de estacionamento e de posto de combustível; remote start – que permite ligar o Compass pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa, para deixar a temperatura do carro mais agradável em dias frios ou quentes, por exemplo, dentre outras facilidades.
Acabamento interno premium e central multimídia 10,1”
| Foto: Divulgação
Tecnologia
As tecnologias de assistência à direção são muito úteis no caótico trânsito de Salvador. No qual o motorista enfrenta constantes engarrafamentos e ainda precisa estar muito atento às manobras perigosas dos motociclistas, que se arriscam para fazer entregas rápidas. Em especial a frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, recurso que pode evitar acidentes.
Há ainda reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis. O sistema de monitoramento de mudanças de faixa é eficiente, ajuda a manter o carro centralizado na pista. Porta-malas com sensor de presença, banco elétrico do passageiro, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats e tomada auxiliar 127 volts também na versão S. O Novo Compass Série S 2022 chama atenção por onde passa, tem muito conteúdo tecnológico e é bom de dirigir. A experiência do clienteA empresária Cláudia Silveira ama dirigir e está satisfeita com o Compass. Administradora de empresas, ela tem uma vida dinâmica: é executiva comercial da Sodexo, sócia da Merlot, confecção de moda praia, e sócia da Dastres – empresa de decoração. “Comprei em junho de 2021 a versão Sport 2021/2022 e estou amando. Além do motor turbo, ele é mais econômico”, diz. “Carro maravilhoso, confortável , seguro e gostoso de dirigir”, resume. Ela também usa o carro para viagens de lazer, e aprova.Esse não é seu primeiro modelo da Jeep: já teve a primeira geração do Compass e o Renegade. “Merecem destaque especial os itens de segurança. E o carro é lindo. Ele desfila”, diz.Arquiteto e sócio fundador da Andrade Schimmelpfeng, Walter Schimmelpfeng, é dono de um Compass Sport desde 2019. “O carro é bom de manobras, tem estabilidade, bom de dirigir. O motor não é um primor, mas responde bem. Eu tinha um Tucson e a resposta do motor do Compass é superior e ele é mais econômico”.Walter usa o carro para o trabalho em área urbana, em viagens e no lazer com a família. Ele costuma passear com sua esposa e três filhos. “O carro é espaçoso, a gente fica confortável, e tem espaço no porta-malas”. O arquiteto também está satisfeito com o custo de manutenção. “O sistema multimídia é bom, interage bem com o celular”, diz.“O único problema é uma peça chamada bigode, um acabamento, que fica no pára-choque frontal. Ele é baixo e quando o carro está pesado acaba encostando em rampas ou quebra-molas”, reclama.MODELO – PREÇOSCompass Longitude T270 – R$ 166.990,00Compass Limited T270 – R$ 185.990,00Compass serie S T270 – R$ 204.990,00Compass Longitude td350 4X4 – R$ 212.990,00Compass Limited TD350 4X4 – R$ 232.990,00Compass Trailhawk TD350 4X4 – R$ 232.990,00