Início Noticias Projeto que institui Bolsa Revalida Bahia é aprovado

Projeto que institui Bolsa Revalida Bahia é aprovado

148
0
Encaminhado na terça-feira, 21, para a Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto que institui a Bolsa Revalida Bahia foi aprovado na tarde desta quarta, 22, após ser relatado pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), lider do governo na Casa. 
Segundo o governo, o auxílio é destinado a professores e servidores técnico-administrativos das universidades públicas do Estado da Bahia (Uneb, Uesc, Uesb e Uefs), que atuem em programas apoiados pelo Estado para revalidação de diplomas de graduação em Medicina expedidos por instituições estrangeiras de Educação Superior.
“A proposta afigura-se como mais um importante instrumento fornecido pelo Estado da Bahia de apoio à ampliação do número de profissionais de saúde aptos à atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e ao aprimoramento da formação profissional através da vivência prática”, afirma o governador Rui Costa, na mensagem enviada à Assembleia.
Para o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, o Estado avança no processo de revalidação dos diplomas dos médicos formados no exterior. “Temos quatro universidades de excelência, com reconhecidas autonomia e competência acadêmica e com cursos de Medicina de qualidade. Acredito que o Revalida só reafirma, mais uma vez, a preocupação do governador Rui Costa em cuidar de gente, cuidar dos baianos que vão poder contar com um maior número de médicos atuando na saúde pública do nosso Estado”, disse o titular da SEC.
“Diante de um cenário pandêmico, que assolou o mundo, o Brasil e a Bahia, em resposta à uma solicitação do excelentíssimo senhor governador do Estado, Rui Costa, as quatro universidades estaduais baianas, cumprindo o seu papel social, elaboraram, em conjunto, um programa próprio de revalidação de diplomas para brasileiros formados no exterior no curso de Medicina. O objetivo do programa é ampliar o número de médicos a serviço da sociedade baiana e também garantir a alta qualidade formativa e avaliativa durante todo o processo de revalidação dos diplomas”, apontou o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia.