Início Noticias Tereza Paim diz que H3N2 veio de forma antecipada

Tereza Paim diz que H3N2 veio de forma antecipada

334
0
O surto da gripe H3N2 continua avançando pelo país e na Bahia não é diferente, já que o estado contabiliza 185 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e duas mortes pela doença.
“A instabilidade nos dados do Ministério da Saúde tem atrapalhado e já pedimos celeridade para que tenhamos retorno para emitir status epidemiológico baseado em evidências. Só assim podemos considerar uma epidemia”, afirmou Paim.
De acordo com a secretária, o surto de H3N2 veio antecipado já que se costumava a vir novas cepas sempre em fevereiro. Salvador já registrou 238 casos de gripe, sendo 151 de Influenza A H3N2.
“Era exatamente na época do Carnaval, tanto que se apelidavam sempre as gripes com algum tema atual, relembrou a secretária. 
Paim alerta para o cuidado na hora da população com sintomas leves procurar um pronto atendimento, prevenindo assim a disseminação.
“Precisamos ter esses cuidados e quem tiver sintomas leves procurem, caso necessário, as unidades básicas de saúde. Os casos mais graves devem ir para o pronto atendimento”, explica.