A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as companhias aéreas Azul e a Gol a voarem com menos comissários de bordo nos aviões. A Latam fez o mesmo pedido e aguarda resposta da agência.
As empresas são obrigadas a manter um comissário para cada 50 passageiros. Assim, para voar com três tripulantes, os voos passam a ter número reduzido de passageiros. Na prática, os Boeings 737-800 e 737 Max 8, da Gol, afetados pela medida poderão levar até 150 passageiros caso operem com três comissários. Os aviões têm capacidade para 186 passageiros.
No caso da Azul, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) recebeu uma denúncia de que a empresa já operava com menos comissários antes da autorização formal da Anac. O sindicato questionou a Anac a respeito e não obteve resposta.Juntas, as três empresas detêm 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil, segundo dados da agência relativos ao mês de novembro.
Os pedidos das companhias aéreas estão relacionadas ao avanço da variante Ômicron entre tripulantes, que ocasionou no cancelamento de voos em todo o país.
As empresas são obrigadas a manter um comissário para cada 50 passageiros. Assim, para voar com três tripulantes, os voos passam a ter número reduzido de passageiros. Na prática, os Boeings 737-800 e 737 Max 8, da Gol, afetados pela medida poderão levar até 150 passageiros caso operem com três comissários. Os aviões têm capacidade para 186 passageiros.
No caso da Azul, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) recebeu uma denúncia de que a empresa já operava com menos comissários antes da autorização formal da Anac. O sindicato questionou a Anac a respeito e não obteve resposta.Juntas, as três empresas detêm 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil, segundo dados da agência relativos ao mês de novembro.
Os pedidos das companhias aéreas estão relacionadas ao avanço da variante Ômicron entre tripulantes, que ocasionou no cancelamento de voos em todo o país.