Início Noticias Anvisa não autoriza autotestes e pede mais informações à Saúde

Anvisa não autoriza autotestes e pede mais informações à Saúde

260
0
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, decidiu não liberar os autotestes e pedir mais informações ao Ministério da Saúde para deliberar novamente sobre o assunto.
A sessão foi realizada na tarde desta quarta-feira, 19, e a decisão da a Diretoria Colegiada da agência foi tomada por 4 votos a 1.
A relatora do pedido, Cristiane Rose Jourdan, terceira-diretora da Anvisa, aprovou o pedido com ressalvas e pontuou que a medida seria benéfica para o controle da pandemia. Ela ressaltou que o autoteste é de fácil manuseio, mas não conclusivo.
“O maior acesso à testagem pela população nos possibilitará adotar medidas de isolamento e contenção da disseminação. O cenário atual da pandemia confirma o grande poder de transmissão da variante Ômicron. Tal situação aumentou exponencialmente a demanda por testes e a necessidade por testagem”, disse Jourdan em seu voto.
Ela pontuou que seria necessário que o Ministério explique como se dará a notificação dos casos confirmados a partir do uso de autotestes.
Os diretores Romison Mota, Alex Campos e Meiruze Freitas não acompanharam o voto da relatora e decidiram que mais informações seriam necessárias antes de deliberar sobre o assunto.
Com a decisão, o Ministério da Saúde terá 15 dias para enviar à Anvisa novas informações.