Início Noticias Anvisa veta spray antiviral israelense contra Covid-19

Anvisa veta spray antiviral israelense contra Covid-19

73
0
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vetou o uso do spray antiviral Taffix, produzido pela empresa israelense Nasus Pharma, contra a Covid-19, nesta quarta-feira, 19.
No Brasil, o produto seria comercializado pela Belcher Farmacêutica, porém a empresa não apresentou estudos clínicos comprovando as evidências científicas, o que tornou o cancelamento imediato. 
Segundo a Anvisa, a promessa apresentada pela empresa fabricante era de que o spray impedia o vírus dentro da cavidade nasal e era eficaz no tratamento contra diversos vírus respiratórios, incluindo o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19.
“Essa identificação ocorreu por meio do Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro (Notificados – Risco Baixo), que é responsável por conferir o cumprimento dos critérios e requisitos técnicos de produtos para saúde regularizados de forma simplificada”, informou a Anvisa.
De acordo com o órgão responsável, empresas que têm a intenção de regularizar sprays antivirais devem comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos.
AlternativaPesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, também desenvolveram um spray nasal, o “TriSb92”,  que neutraliza o SARS-CoV-2 e suas variantes, incluindo a Delta e a Ômicron e pode permitir proteção por até oito horas. 
Os resultados ainda precisam ser revisados por pares e mais pesquisas são necessárias antes que o produto possa ser usado em humanos.