Início Noticias Aplicativo possibilita mapear medicamentos nas unidades de Saúde

Aplicativo possibilita mapear medicamentos nas unidades de Saúde

272
0
A prefeitura de Salvador desenvolveu o aplicativo Vida+ Cidadão. O intuito da iniciativa é facilitar a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), permitir ao cidadão mapear medicamentos fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde, entre outras funcionalidades.De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além do acesso a informações sobre serviços de saúde, disponibilidade de medicamentos e vacinas, é possível realizar o acompanhamento de consultas médicas, cartão virtual do SUS e até mesmo avaliar o atendimento recebido. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita em celulares com sistema Android ou iOS.
Lançada em 2020, a ferramenta tem sido potencializada como parte de um conjunto de estratégias e medidas que atendam as demandas e facilite a vida dos cidadãos.
Subsecretário Municipal da Saúde, Decio Martins explica que a ferramenta é interligada ao sistema municipal Mais Cidadão e, inclusive, colabora para evitar fraudes e minimizar dificuldades relatadas pela população, como falta de medicamentos nos postos. “De forma facilitada e online, o cidadão tem à disposição a lista de medicamentos oferecidos e a indicação das unidades de saúde mais próximas para retirada do material, o que gera economia de tempo e dinheiro de deslocamento”, destacou.
Vida+ Cidadão
Ao baixar o aplicativo, o usuário vai visualizar informações básicas, como o cartão virtual do SUS e a localização de unidades de saúde. As pessoas também poderão saber a localização de todas as unidades de saúde do município, onde e quais vacinas estão sendo disponibilizadas, o próprio histórico de saúde e de atendimentos recebidos na rede municipal, dentre outras opções. Todas as informações são atualizadas em tempo real. Para visualizar informações mais pessoais, a exemplo do histórico de atendimento dele na rede, ele terá que ir a uma unidade de saúde mais próxima ou à Prefeitura-Bairro com o RG para autorizar o acesso. A medida ocorre para manter a segurança e sigilo das informações.