Início Noticias Editorial – A luta incessante pela saúde

Editorial – A luta incessante pela saúde

268
0
O aumento no número e na intensidade dos desafios pode fortalecer as chances de sobrevivência, pela via da necessidade de aplicação dos melhores métodos e do aprendizado constantes, a verificar no cenário de enfrentamento das doenças, em conjunto, não se limitando à Covid-19 e à Influenza, pois há também o sorrateiro inimigo alado transmissor de dengue, chikungunya e zika: o Aedes aegypt.
Cabe à Secretaria Municipal de Saúde liderar os batalhões de cidadãos nestas guerras diárias, mirando agora o arsenal para o combate à desinformação, com vistas a reduzir os criadouros da cidade, graças às ações estratégicas do Projeto Verão, iniciado em outubro de 2021.
Embora registre diminuição das chamadas ‘arboviroses’, em exitosos 90% em relação a 2020, a estatística oficial não deveria sugerir qualquer trégua, ao contrário, o confronto incessante com o inseto implica agora a retomada da eliminação de focos dentro dos domicílios, como condição para não permitir um alastramento potencialmente mais perigoso no contexto atual.
Outra boa razão para evitar comemorar o suposto recuo do mosquito é a possibilidade de subnotificação, por conta da imprecisão de diagnósticos, dado o temor produzido pela pandemia.
Tomando por verdadeira a proposição de não terem deixado de ocorrer as infecções, é preciso investir na orientação das pessoas para elas mesmas cuidarem de esvaziar recipientes com água onde reproduzem-se os disseminadores do vírus.
Com a nova fase de cautela, por conta do crescimento do contágio de sars-cov-2 e a superlotação de gripários, seria prudente reduzir a agenda de inspeções nos lares por parte dos técnicos encarregados de dissipar a origem das larvas.
Em contrapartida, a mobilidade para esta missão de salvamento inclui a adaptação de motocicletas a fim de realizar visitas aos bairros ameaçados de infestação ou onde já há registro de incidência, ao aplicarem os servidores públicos os inseticidas em forma pulverizada, na luta incessante para proteger a população de Salvador.