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VLI e Codeba fecham parceria para fortalecer ferrovia e portos

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A VLI ,
empresa logística que opera ferrovias, portos e terminais, administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), assinaram esse mês
um Memorando de Entendimento (MOU) que ratifica a intenção de ambas as
companhias em ampliar o escopo de trabalho, de forma conjunta. A partir de
então, VLI e Codeba unirão esforços para realizarem estudos de viabilidade com
foco na prospecção de novos negócios que possam agregar aos volumes que já são
realizados pela operadora logística com destino aos portos baianos. “A parceria
nasce da dedicação em ampliar ainda mais a matriz de cargas local e reforça o
compromisso da companhia em desenvolver os setores produtivos na região
Nordeste com foco nos fluxos destinados ao litoral baiano”, afirma o
gerente-geral comercial da VLI, Aroldo Cecílio.
 “Esse momento é importante para o setor de logística. Nós
trabalhamos todo o ano de 2021 visando essa parceria no sentido de incrementar
ainda mais o número de cargas e receitas operadas nos Portos Organizados da
Codeba”, afirmou a diretora da Diretoria Empresarial e Relação com o Mercado,
Ana Paula Calhau.
O memorando é o mais recente avanço de uma parceria que já
vem se consolidando. VLI e Codeba estiveram reunidas em setembro de 2021 para
debater o cenário logístico do estado e discutir novas formas de parceria para
atender aos setores produtivos locais.
 

Parceria focará em ampliar volumes na ferrovia e nos portos

|  Foto: Divulgação | Codeba

   
O trecho baiano da FCA operado pela VLI viabiliza o fluxo de
insumos até o litoral do estado e atua como relevante rota de escoamento para
os setores produtivos em razão de uma característica singular: a vocação para o
transporte de cargas gerais. O ramal conta com movimentações regulares de
derivados de petróleo, cal, químicos, minério de ferro, minério de cromo,
minério de magnesita (com destino ao Porto de Aratu e Minas Gerais), cimento
(com destino ao Porto de Aratu) e contêineres. No Estado da Bahia, os
municípios de Alagoinhas, Castro Alves, Iaçu, Licínio de Almeida, Camaçari,
Brumado, Campo Formoso, Candeias (com acesso direto ao Porto de Aratu), Pojuca
e Itiúba integram o mapa ferroviário regional e atuam como pontos de carga e
descarga de produtos.
De janeiro a junho de 2021, a empresa movimentou pelo
corredor cerca de 4 milhões de toneladas, volume 32% maior que o registrado no
mesmo período do ano anterior. Nos últimos dois anos, o número de clientes
atendidos por esse corredor também teve alta de 25%.
Ao longo de 2021, a VLI divulgou novos negócios com grandes
empresas na região. Em maio, a companhia iniciou, em parceria com a Tora, um
serviço de movimentação de produtos da Braskem. A operação combina o uso de
caminhões e trens para oferecer uma alternativa mais eficiente e sustentável ao
mercado. O trajeto contempla aproximadamente 1.650 quilômetros de trechos de
ferrovia entre os polos industrializados Camaçari (BA) e Contagem, na Região
Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A complementação do deslocamento,
executada pela Tora, via modal rodoviário, possibilita a interligação com
outras cidades.
 

Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) na Bahia aumentou volume de cargas

|  Foto: Divulgação | VLI

   
Já em julho, VLI e Bamin assinaram um contrato para garantir
o fluxo de minério de ferro da Mina de Caetité, no interior da Bahia, até o TUP
Enseada do Paraguaçu, litoral baiano, por onde o insumo será exportado. A
operação já teve início e a movimentação estimada é de 490 mil toneladas ao
longo de 2021. Para viabilizar este fluxo estão sendo investidos R$ 35,8
milhões. Entre as destinações dos recursos, estão o investimento em material
rodante, a reativação do terminal ferroviário em Licínio de Almeida e a
construção de um terminal de transbordo ferroviário/rodoviário em Castro Alves,
onde será realizada a descarga do minério de ferro dos vagões e o carregamento
dos caminhões que seguirão até o porto.