Início Noticias Governo do Estado reabre Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro

Governo do Estado reabre Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro

56
0
Foto Divulgação

Uma programação cultural de multilinguagens fez parte da Reabertura do Centro de Cultura João Gilberto (CCJG), em Juazeiro, na noite deste sábado (29).

 

As apresentações marcaram a cerimônia de reabertura do equipamento cultural, realizada na presença do governador Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado pela primeira-dama, Tatiana Velloso, após reforma completa do espaço, coordenada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), com recursos de R$ 2,6 milhões.

De acordo com Jerônimo, o potencial cultural de Juazeiro é notável e o evento de abertura do espaço é a prova viva da vocação criativa da cidade. Ele ainda adiantou que a entrega do equipamento integra um projeto de dinamização do setor. “Hoje não estamos entregando apenas o Centro Cultural, estamos entregando também o compromisso de editais, de recursos e de verbas para a cultura para os próximos anos aqui em Juazeiro. Queremos estabelecer o fortalecimento de visitações das escolas e de universidades para que isso aqui possa ser uma animação maior na região do São Francisco”, pontuou.

A reforma e modernização do CCJG contemplou uma Sala de Espetáculo, com 209 poltronas e dois camarins, iluminação, banheiros, além de três Salas Multiuso, uma delas com capacidade para 80 pessoas. O Foyer conta com espaço para exposição, audição musical e recepção, já o Anfiteatro, foi reestruturado desde o palco, banheiros, camarins e arquibancada, com capacidade para 1.500 pessoas. Todos os espaços atendem às regras de acessibilidade.

Inaugurado em novembro de 1986 e batizado em homenagem ao ilustre juazeirense, João Gilberto, o CCJG é também palco para produções culturais de todo o território do sertão do São Francisco, que abrange os municípios de Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sento Sé, Canudos, Curaçá e Uauá.