Início Eventos Quinteto Astor Piazzolla faz apresentação única de novo álbum em Salvador

Quinteto Astor Piazzolla faz apresentação única de novo álbum em Salvador

76
0
Card Divulgação

Grupo instrumental argentino se apresenta neste sábado (02 de setembro), na Igreja Ordem 3ª de São Francisco de Assis, como parte das celebrações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia

Aclamado pela crítica internacional, o Quinteto Astor Piazzolla retorna às terras baianas depois de quatro anos para apresentação única do álbum ‘Operation Tango’, lançado em março deste ano. O novo trabalho da formação musical argentina, que difunde o legado do famoso maestro e compositor Astor Piazzolla, será apresentado pela primeira vez na Bahia neste sábado (02 de setembro), às 19h, na Igreja Ordem 3ª de São Francisco de Assis (Rua da Ordem Terceira, S/N – Pelourinho). Os ingressos são gratuitos, limitados à capacidade de público no espaço e serão distribuídos na plataforma Sympla, a partir de quinta-feira (31/08), às 9h. A apresentação terá transmissão ao vivo pelo Youtube da SecultBa.

O evento integra o conjunto de ações em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia pelo Governo da Bahia e tem o apoio do Fera Palace Hotel Salvador. A apresentação é um dos eventos firmados durante a visita do secretário de Cultura Bruno Monteiro à cidade de Buenos Aires, em junho deste ano. Na ocasião, o secretário articulou diversas ações voltadas à integração latino-americana, valorizando as políticas de intercâmbio cultural, que é uma das políticas desta gestão. Dentre as ações articuladas foi a realização do evento comemorativo no dia 2 de julho, no centro da capital argentina. O secretário Bruno Monteiro integrou a comitiva do Ministério da Cultura do Brasil (MinC), para participar do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA).

O Quinteto tem mais de 20 anos de estrada e reconhecimento internacional pelo estilo único com o qual propaga a obra de Astor Piazzolla, precursor da renovação do tango. Em ‘Operation Tango’, o grupo apresenta um projeto discográfico composto por peças não escritas originalmente por Piazzolla, mas por obras menos conhecidas, permitindo que velhos e novos públicos tenham uma visão nostálgica e nova do trabalho do compositor e bandoneonista argentino.

O repertório, de 75 minutos, é composto por treze peças que incluem a que dá nome ao álbum e também “Fuga y Misterio” da “Pequena Ópera” de Piazzolla Maria de Buenos Aires. Formado em 1998 a pedido da viúva do compositor e presidente da Fundação Astor Piazzolla, Laura Escalada Piazzolla, o conjunto atual é composto por Pablo Mainetti (bandônio), Nicolás Guerschberg (piano), Serdar Geldymuradov (violino), Armando de la Vega (guitarra), Daniel Falasca (contrabaixo) e Julián Vat (diretor musical, saxofonista e flautista), com a responsabilidade de preservar o som puro de Piazzolla no mundo de hoje, explorando e interpretando o vasto repertório desse notável maestro.

O Quinteto realizou inúmeras turnês pelos Estados Unidos, América Latina, América Central, Oceania, Europa e Ásia, tornando-se aclamado e premiado internacionalmente, sendo ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum de Tango com ‘Revolucionario’ em 2019. No Brasil, esteve em turnê nos anos 2017, 2018 e 2019 e agora retorna em sua primeira apresentação no país após a pandemia.

Celebração – Elemento de protagonismo e emancipação social, o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia é comemorado e patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia com ações e festejos em diversas cidades baianas desde janeiro. A comemoração reforça a sensação de pertencimento e orgulho dos baianos e baianas, fortalecendo a memória desse momento crucial para a emancipação do povo brasileiro, além de promover o resgate da auto-estima e enaltecer a bravura do povo baiano protagonista na luta pela independência e liberdade do país. Em celebração ao 02 de julho, atividades diversas vão acontecer ao longo do ano destacando personagens importantes da história e que resultarão em um legado permanente que será entregue ao povo baiano e brasileiro sobre a história de luta na Bahia, Terra da Liberdade.

Agenda
O quê: Apresentação do Quinteto Astro Piazzolla

Onde: Igreja Ordem 3ª de São Francisco de Assis (Rua da Ordem Terceira, S/N – Pelourinho)

Quando: 02 de setembro (sábado), às 19h

Entrada franca: ingressos disponíveis no Sympla, a partir de quinta-feira (31/08), às 9h https://www.sympla.com.br/evento/quint