Início Noticias Editais da Lei Paulo Gustavo será lançado em Salvador

Editais da Lei Paulo Gustavo será lançado em Salvador

43
0

Momento histórico para a Bahia. O Lançamento dos Editais Paulo Gustavo Bahia acontecerá na próxima quarta-feira (27.09), no Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, localizado em Salvador.

O evento contará com a participação do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e do Secretário de Cultura do Estado Bruno Monteiro. As inscrições para os editais já estão abertas e se encerram no dia 25 de outubro.

A PGBA vai repassar uma verba de 150 milhões para fazedores e fazedoras de cultura de todos os territórios de identidade, englobando diversas linguagens como audiovisual, cinema, teatro, artes visuais, literatura, manifestações culturais, identitárias baianas. São 26 editais amplamente democráticos e plurais com cotas de 50% de pessoas negras e 10% para indígenas.

Além disso, indutores aumentarão a pontuação de projetos cujo proponentes sejam mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, povos e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, jovens (até 29 anos) e idosos (acima de 60anos).

Com a expectativa de fomentar mais de 2 mil projetos, a PGB conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia e tem o objetivo de incentivar a emancipação social e política, além da geração de emprego e renda por meio do fazer cultural baiano.

Paulo Gustavo Bahia – A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi criada como lei emergencial para mitigar os impactos da pandemia da COVID-19 junto aos agentes de cultura. A LPG foi regulamentada em um grande ato na Concha Acústica do Teatro Castro Alves em Salvador com participação do presidente Lula e da ministra da Cultura Margareth Menezes, em maio de 2023. A Bahia foi o primeiro estado a apresentar e aprovar o plano de ação junto ao Ministério da Cultura (MinC) e fez uma série de escutas populares, além de cursos de formação, nos 27 territórios de identidade para criar os editais e contemplar as demandas das fazedoras e fazedores da cultura baiana.