Início Noticias Governo do Estado lança editais para a execução da Lei Paulo Gustavo

Governo do Estado lança editais para a execução da Lei Paulo Gustavo

31
0

 

O Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e o Secretário de Cultura do Estado Bruno Monteiro estiveram presentes na cerimônia de LANÇAMENTO DOS EDITAIS PAULO GUSTAVO BAHIA que aconteceu na última quarta-feira (27.09), no Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, em Salvador.

Durante o evento foi reforçado o compromisso do Governo e o incentivo na emancipação social, política e de renda por meio do fazer cultural baiano. Serão repassados 150 milhões para fazedores e fazedoras de cultura de todos os territórios de identidade da Bahia, englobando diversas linguagens como audiovisual, cinema, teatro, artes visuais, literatura, manifestações culturais, identitárias baianas.

Na ocasião, foram apresentados os 26 editais em aberto. Os projetos amplamente democráticos e plurais também poderão ser desenvolvidos por meio de cotas de 50% para pessoas negras e 10% para indígenas. A iniciativa conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia e tem a expectativa de fomentar mais de 2 mil projetos.

Paulo Gustavo Bahia – A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi criada como lei emergencial para mitigar os impactos da pandemia da COVID-19 junto aos agentes de cultura. A LPG foi regulamentada em um grande ato na Concha Acústica do Teatro Castro Alves em Salvador com participação do presidente Lula e da ministra da Cultura Margareth Menezes, em maio de 2023. A Bahia foi o primeiro estado a apresentar e aprovar o plano de ação junto ao Ministério da Cultura (MinC) e fez uma série de escutas populares, além de cursos de formação, nos 27 territórios de identidade para criar os editais e contemplar as demandas das fazedoras e fazedores da cultura baiana.