A Caravana de Direitos Humanos passará pelo Território do Sudoeste Baiano nos dias 26, 27 e 28 de setembro, desta vez, acontecendo no município de Vitória da Conquista. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que integra a política de Acesso à Justiça e Direitos Humanos, de forma a garantir serviços essenciais à população.
A Caravana tem como objetivo, articular com agentes e parceiros institucionais e locais uma agenda de serviços integrada com as políticas públicas de acesso à justiça e direitos humanos, ofertando serviços e difundindo conhecimento para o reconhecimento dos direitos fundamentais aos cidadãos e alteração da realidade dos contextos sociais aos quais estão inseridos pelas violações de direitos.
Orientado pelos Territórios de Identidade da Bahia, as Caravanas são realizadas enquanto estratégia de articulação de agendas com os agentes públicos e da sociedade civil locais, através da customização dos serviços às realidades que se pretende interferir, voltadas aos interesses e necessidades de segmentos socialmente vulnerabilizados, a exemplo de crianças e adolescentes, juventude, pessoa idosa, pessoa com deficiência, pessoas LGBT’s, e população em geral, privada de acesso aos direitos fundamentais ou com direitos violados, em alguma medida.
A ação se concentra na oferta gratuita de um conjunto de atividades de difusão de conhecimento e conteúdos e da prestação de serviços nas diversas áreas: acesso à justiça, mediação de conflitos, prevenção à violência, proteção, acessibilidade, empregabilidade, educação e cultura dos direitos humanos dirigidos ao público prioritário do interior do estado.
O Projeto conta com o patrocínio do Governo do Estado e envolve as Superintendências de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), das Pessoas com Deficiência (SUDEF) e Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), que integram a estrutura da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, em parceria com diversos órgãos públicos.