Um pacto para combater a fome no Brasil foi firmado durante evento de celebração ao Dia Mundial da Alimentação que aconteceu na última segunda-feira (16/10), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia).
A campanha fez um apelo à ação para diferentes públicos-alvo: de governos ao setor privado, da sociedade civil a indivíduos, incluindo os jovens. Na ocasião, o Governo do Estado, atendendo aos objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da organização internacional, que tem a erradicação da fome e a agricultura sustentável como temas de urgência global, assinou o termo de adesão ao Plano Brasil Sem Fome para a erradicação da situação de insegurança alimentar e nutricional grave em todo o território nacional.
As celebrações envolveram a iluminação do MAM e do Elevador Lacerda na cor azul em homenagem ao dia. Outras pastas estaduais, como a Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Educação (SEC) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) também participaram do evento com atividades relacionadas ao projeto de erradicação da fome na Bahia.
O evento contou com o patrocínio do Governo da Bahia. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentou, pela primeira vez, suas ações para os temas em Salvador, junto com o Programa Mundial de Alimentos (WFP), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).